sábado, 5 de abril de 2008

Diabetes

O diabetes é uma doença metabólica provocada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que tem por função quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia. Atualmente a doença apresenta um problema de saúde pública, principalmente no Brasil. O distúrbio não compromete somente a queima de açúcar, interfere também na transformação dessa em outras substâncias (proteínas, músculos, gordura).

O diabetes se apresenta em diferentes formas clínicas, sendo classificado em: Diabetes Tipo I (em geral é decorrente de doença auto-imune, esse tipo de diabete é resultante da pouca ou nenhuma produção de insulina); Diabetes Tipo II (ocasionado por um estado de resistência das células quanto à ação da insulina). Existem outras formas de diabetes, como a gestacional que acontece durante a gravidez e aquelas que estão associadas a infecções, pancreatites alcoólicas, uso de alguns medicamentos, desordens genéticas.

Os sintomas decorrentes do aumento da glicemia são: urinar em excesso, sede excessiva, aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, infecções na pele e nas unhas causadas por fungos, feridas difíceis para cicatrizar, distúrbios cardíacos e renais, fadiga, fraqueza, tonturas. Os fatores de risco associados à doença são hereditariedade, sedentarismo, hipertensão e colesterol alto. O diagnóstico é realizado pelo médico a partir da apresentação dos sintomas clássicos da doença, tais como: sede excessiva, aumento do número de micções, fome demasiada e emagrecimento.

Nenhum comentário:

Cursos para você entrar no mercado de trabalho