sábado, 5 de abril de 2008

Diferença entre célula animal e vegetal

As células vegetais se distinguem das animais devidas às seguintes características:
parede celular, conecções celulares (plasmodesmos), vacúolos, plastos e reserva energética. O citoplasma das células vegetais contém, além dos plastos e vacúolos, as mesmas organelas da célula animal. Aparentemente tanto o retículo endoplasmático liso quanto o granular e os ribossomos exercem funções semelhantes nas células animais e vegetais.

Logo abaixo da membrana plasmática observam-se sistemas de microtúbulos que correm paralelos à membrana. Provavelmente estão relacionados à formação da parede ou à manutenção da forma das células.

O aparelho de Golgi aparece na célula vegetal sob a forma de corpos dispersos pelo citoplasma, que, de um modo geral, são de tamanho menor do que os da célula animal, embora apresentem morfologia semelhante.

A célula vegetal está circundada por uma estrutura semi-rígida denominada parede celular, a qual confere proteção e apoio mecânico à célula, que deforma-se a medida que a célula cresce e se diferencia.

Uma característica peculiar às células vegetais é a existência de conecções celulares (pontes citoplasmáticas) interligando células vizinhas. Tais conecções, chamadas de plasmodesmos, estão nos limites de resolução do microscópio óptico e ocorre em grande número (pelo menos de 1.000 a 10.000).Os vacúolos são importantes estruturas citoplasmáticas características da célula vegetal. Nas plantas, o crescimento celular dá-se em grande parte devido ao crescimento dos vacúolos. O sistema de vacúolos pode atingir até 90% do volume total da célula.

Os plastos são organelas ligadas aos processos de fotossíntese. Há diversos tipos de plastos e sua classificação se faz de acordo com o material encontrado no seu interior. Os cloroplastos são os mais comuns e são verdes devido aos pigmentos de clorofila.

87 comentários:

¨¨ Cla ¨¨ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

'gostei muito desse site achei minha pesquisa na hora que entrei muito legal

Shasha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shasha disse...

Gostei,encontrei uma parte do meu trabalho e um pouco mais de conhecimento_'

Unknown disse...

GOSTEI MUINTO DESSE SITE
TEM TUDO QUE EU PRECISEI
MUINTO LEGAL

Ritáàh disse...

Adoireii O site achei a maior parte do meu TRABALHO aqui.

Unknown disse...

gostei :) muito bom esse site vlw

Juuh ; BTR disse...

eu adorei esse site eu achei a metade do meu trabalho de ciencias aqui!me ajudou muito,eu terminei o meu trabalho rapidão!

obrigado!!!

Unknown disse...

Ameii esse site achei todo o meu trabalho de BIOLOGIA!!
muito obrigado!! vlw!

Ana Cristina disse...

Gostei, porém como aida estou no 7°ano tem palavras um tanto...Complicadas pra mim...

Shyndruida disse...

vlwww achei na hora a pesquisa vc e d+++

Unknown disse...

n e muito bom pecisa melhorar

peludas disse...

GOSTEI; MUITO DE DESSE SITE TEM TUDO QUE EU PRECISEI MUITO LEGAL MESMO

Unknown disse...

adorei muito fiz o meu trabalho legal minha prof adorou

;)

Unknown disse...

Amigos agradeçu deisdijá pelo o artigo que tu colocou no saite mas quero informar que o angolo com que voçê abora as questóes estah um poucu errado, comessando pelo portugues que tem que ser ingual o meu. xD valeew

Unknown disse...

' entendi tudinho mais na hora da prova esqueço tudo,minha prova é sexta-feira dia (05.03.2010) e estou com dois pontos na batata da minha perna não consigo andar.Não sei nem como eu vou pra escola. hahaha
tá doendo demais :(

Unknown disse...

bichoo eese cytee ateer qe e massa (H) , mais precisar de mais aprofundamentoo no assunto ;)

Unknown disse...

amei brigadu pelo ajunda

Maria disse...

Gostei do site, achei maior parte do meu trabalho, muito obrigado ao inventor deste site.

leyydi disse...

nossa eu amei esse saite ele e muito mais pratico ele esta me ajudando muito!!!!!!!!!!!!!

leyydi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gostei muito , ajudou-me a fazer o meu trabalho . Mas tenho não um crítica a fazer mas sim um " toque " não se escreve concções e sim conexões ! beijos e obrigada :D

Unknown disse...

MUITO ROX!A minha pesquisa tirou 10!Eu não sei quem fez,mas parabéns!

Unknown disse...

Goostei mto desse siite ,me ajudo bastante no meu trabalho de Ciênciias :DD

Larissa Bomfim disse...

bom esse site é bom..mas ñ encontrei exatamente o que precisava.ñ tem o necessário pesquisado..mas ele é bonzinho

Maria disse...

Adorei o site, agradeco mto ao invetor tirei 10 no meu trabalho,
valeu mesmo.

Unknown disse...

gostei muito do site!!
havia coisas que eu ñ sabia,para mim só existiam três diferenças:parede celular,vacúolo e o cloroplasto.
Mesmo assim acho q pode conter mais coisas.
Agredeço ainda serviu de ajuda.

Desconhecido disse...

ontem comi atum

Unknown disse...

NÃO ENTENDI NAAADA. AQUI NAO DIZ AS DIFERENÇAS E SIM AS SEMELHANÇAS!!

Unknown disse...

Gostei muito do site...achei o ki presisava pra estudar p minha prova de biologia...brigado criador do site...

' saau. disse...

nao gosteei muito, o texto contendo informaçoes sobre celulas animais esta incompleto. mas mesmo assim bgd pela ajuda.

Unknown disse...

vllw goostei e me ajudoou mto *--*'

Supernatural disse...

gostei muito do assunto,achei interessante,encontrei o que precisava.

Anônimo disse...

a celula esta localizada no nosso coração e?

Unknown disse...

puxa vida muito bom esse site, só que precisava ser um pouco maior, mas esta bom encontrei meu trabalho aqui muito obrigado>>>>

Unknown disse...

muito bom este site encontrei meu trabalho aqui , só que precisava de mais coisa né!!

Lucas Nunes disse...

vai toma no cu

Duda Fideles disse...

gostei muito! bgd!!

Unknown disse...

valeu ajudou muito no trabalho de biologia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

nossa, tudo do que eu precisei estava equeria agradecer muito obrigado

atrevida disse...

minsha irmã fez 1 trabalhinho e gostou mto. Obg!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

gostei d+ muito obrigada pela ajuda!!!mais dá pra melhorar mais!!!

ranyere disse...

uma boa

Unknown disse...

horroroso cade o conteudo sobre a célula animal?? só tem da vegetal, se vc apagar esse comentário é pq vc n admite comentários críticos!

Unknown disse...

não encontrei o que queria mas valeu ok

Paulo Almeida e Lucas Bonfim disse...

Meu ta de mais só que tipo procurava uma coisa mais rápida e mais objetiva sem muitos detalhes mais ta legal voltarei nesse site pra acho que um trabalho que acho que deve ser o objetivo desse site Valeu

Unknown disse...

querem namorar comigo garotas!! meu orkut é fer_mengo@yahoo.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Igor Mucho lindo disse...

GOSTEI MUITO ESSE BLOG É D+
VALEU

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

nosa nao encontrei nada do q procurava

Unknown disse...

Adorei encontrei tudo o que eu presisava .

Unknown disse...

Pra falar bem a verdade não gostei, não achei nada do q presisava.... mas para o resto até que é bom ... bjs

Mateus Cordoba disse...

Muito obrigado. Foi-me bem útil este conhecimento científico. Estava com dúvida no diferenciamento de um e outro. Muito bom.

Unknown disse...

gostei muitooo logo conclui meu trabalhoo

Unknown disse...

muito legal
logo entrei e conclui meu trabalho de biologia

10 disse...

eu adorei vou concluir meu trabalho rapidinho ester 703

Unknown disse...

<>
gostei muito desse site por que nos ajuda com tarefas escolares

Unknown disse...

é uma porcaria porque não encontrei nada do que eu precisava

Unknown disse...

pow eu nem rodei muito e ja acheiii e nois fui!!!

SrUanderson disse...

ow até foi bom mais ai só fala da célula vegetal!cade a célula animal ?

e não mostra a diferença entre eles,fala as substancia da célula vegetal da um trato ai

jogando disse...

essa DESGRAÇA nao esprica NADA essa DESGRAÇA faz DIREITO FILHOS DA PUTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Nosso Bloguinho disse...

Engraçado como um texto tão resumido ajudou tanta gente contando comigo.
Obrigada.
Beijocas.
Feliz Páscoa!

Unknown disse...

Muitoooo maassa veei ouwt


Juan Muricy *

andressadossantoscaetano.blogspot.com disse...

adorei o seu blog e ainda aprendi

MONIQUE disse...

aah ' minha professora de ciencias mandou eu fazer uma pesquisa sobre isso aaai , sai beem na pesquisa e ganhei 2 pontos

leeh disse...

pow salvarão minha terça feira com esse trablaho perfeito muito obg

shua disse...

Joguem mu seasoon6
mu jogando.net
e travian

o resto é resto

e lembremse estudar naum dah futuro

uahsuahsuahushaushaushaush

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

e se lembrar vejam soul Eater

Lesbicas vcs sao o futuro ver sexo de vcs é muito bom

usahsauhsuahsaush

Unknown disse...

Ficou muito massa. Só faltou imagens para explicar 100%...

Laira Bosa Moraes disse...

gostei muito9 achei tudo q precisava e adquiri muito conhecimento adorei
bjs.

Lila,Lais e Bia disse...

obrigada ajudo meu trabalho de ciências

Gustavo disse...

gostei cara , muito obrigado , continue assim , sou do 8º ano , e encontrei aqui o meu trabalho ,valendo 2,0 . OBG *-*

Isabelle Nayane disse...

Não disse nada sobre célula animal,só de vegetal.......
:'(

Unknown disse...

adooooooorei esse site é muito bom e me ajudou a fazer a tarefa de ciencias;parabens para o autor desse site

renata disse...

obrigado mim ajudou muito aposto que vou ganhar um dez valeu

Ana Paula Oliveira disse...

Bom, não era exatamente o que eu queria, mas 80% do trabalho já tá feito.

renata disse...

gostei muito deste site obrigado me ajudou muito beijsss♥♥♥

Unknown disse...

vlw ... cara me ajudou bastante no meu trabalho , espero que continuem postando essas coisas para tirar nossas dúvidas- Luka Cardozo

Unknown disse...

esse site é ótimo achei minha pesquisa rapidinho

Taínes. disse...

Seria interessante apresentar a referencia bibliográfica.

Unknown disse...

so fala sobre as celulas vegetais...cade as celulas aniais???

MC Reemix' disse...

- encontrei metade do meu trabalho de biologia aqui valeu...

Andressa Castelanny disse...

Parabéns, muito bom mesmo, bem explicito.

Unknown disse...

gostei muito do site para fazer minha pesquisa de ciencias :)

Unknown disse...

gostei muito desse site me ajudou muito

Cursos para você entrar no mercado de trabalho