terça-feira, 8 de abril de 2008

UNICAMP 2002

Uma importante realização da pesquisa científica brasileira foi o seqüenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença chamada amarelinho ou clorose variegada dos citros (CVC). O nome da bactéria deriva do fato de que ela se estabelece nos vasos do xilema da planta hospedeira.
a) Que processo fisiológico da planta é diretamente prejudicado pela presença da bactéria? Justifique.
b) Não se pode atribuir à Xylella fastidiosa a morte das células que constituem os vasos do xilema maduro. Por quê?

a)Transporte da seiva bruta, porque provoca a obstrução dos vasos xilemáticos.
b)Porque os vasos do xilema são constituídos por células mortas.



A colchicina é uma substância de origem vegetal, muito utilizada em preparações citogenéticas para interromper as divisões celulares. Sua atuação consiste em impedir a organização dos microtúbulos.
a) Em que fase a divisão celular é interrompida com a colchicina? Explique.
b) Se, em lugar de colchicina, fosse aplicado um inibidor de síntese de DNA, em que fase ocorreria a interrupção?

a) Metáfase. A colchicina impede a formação das fibras cromossômicas responsáveis pela migração dos cromossomos durante a anáfase.
b)Ocorreria no período S da interfase.

2 comentários:

¨¨ Cla ¨¨ disse...

Adorei o blog, afinal, adoro biologia.
Bjs

Alisson Bento disse...

www.ABNIX.com.br - Hospedagem de Sites, Com 250 gigas de espaço, com Trafego ilimitado, Email ilimitado, e o Sevidor no Brasil que da mais velocidade para abrir seu site – Esse valor não encontra purai (Valor 10.00 R$ Mensal.)

Tenha Sua Rádio Web a 40.00 R$, com Site Administravel - Streaming de 1000 ouvintes a 64kbs com Auto Dj de 10 Gigas, Já Incluso com Hospedagem. Entre no site www.abnix.com.br ou msn suporte@abnix.com.br

Oportunidade - Seja Nosso vedendor ganhe 50 % das suas vendas, Indique Clientes para ABniX Host. Na Quinta Venda Damos um Dominio com hospedagem Gratis totalmente gratis .

Cursos para você entrar no mercado de trabalho